Nossa Senhora da Cabeça
Conheça tudo sobre a devoção a Nossa Senhora da Cabeça.
A Serra Morena esta localizada na Andaluzia, Espanha. O pico mais alto desta serra é o pico da Cabeça. La vivia um soldado das Cruzadas, Juan Alonso de Rivas, que era natural de Granada. Ele ficara mutilado perdendo um braço na guerra contra os muçulmanos. Por isso se tornou um pastor de ovelhas. Juan era um devoto de Maria Santíssima e sempre quando estava trabalhando com suas ovelhas, ficava rezando e pedindo a proteção de Nossa Senhora para si e seus familiares.
Visão de Nossa Senhora
No dia 12 de agosto de 1227, quando estava com seu rebanho perto do pico da Cabeça, Juan estava rezando. Então, de repente, ele viu uma grande luz e ouviu um barulho de um sininho tocando perto de onde estava. O sininho estava encaixado em um galho de árvore e não parava de tocar. Quando chegou mais perto, viu dentro de uma gruta que fica no cume do monte, uma imagem de Nossa Senhora.
Pedido de Nossa Senhora
Nesse momento, ele ouviu uma doce voz que vinha do Céu. A voz pediu que não tivesse medo, pois Juan estava apavorado com a visão. Nossa Senhora pediu para que ele fosse até o povoado de Andujar, que fica a 18 km da Serra Morena, e falasse de sua visão. Pediu também que Juan falasse para toda a cidade que Deus pedia a conversão de todos e que fosse construída naquele lugar uma grande igreja.
Primeiro milagre
Juan, com medo que os moradores do povoado não acreditassem nele, pediu a Nossa Senhora que lhe desse um sinal. Foi aí que aconteceu um grande milagre. Por interseção de Maria Santíssima, Juan teve o seu braço refeito, aquele mesmo braço que fora arrancado na guerra.
Ele não se conteve de tanta alegria, correu para o povoado para contar a boa nova do milagre e do pedido de Nossa Senhora. Todos ficaram maravilhados ao verem-no com o braço novamente em seu corpo.
O povo sobe a Serra da cabeça
O vigário de Andajur e todos correram para o pico da Serra da Cabeça para verem a imagem e venerar Nossa Senhora. Ela passou a ser chamada ali de Nossa Senhora da Cabeça. Trouxeram a imagem em procissão para o vilarejo, até que fosse construída a igreja que Nossa Senhora queria. Foi, então, construído um grande templo em honra a Nossa Senhora da Cabeça. Toda a região se converteu e passou a peregrinar sempre para a Serra Morena.
Outros milagres
Vários milagres começaram a acontecer e a nova devoção foi se espalhando por toda a região.
Um homem condenado à morte, jurando inocência, pediu um milagre para Nossa Senhora da Cabeça. Então, na hora de sua execução, chegou um mensageiro do Rei trazendo o perdão do condenado, dizendo que haviam errado em seu julgamento. Imediatamente todos começaram a gritar como sendo mais um milagre de Nossa Senhora da Cabeça. O homem mandou fazer uma cabeça de cera e a depositou aos pés da imagem em agradecimento.
Devoção
Deste fato em diante passaram a representar a imagem da Santa segurando uma cabeça em suas mãos. As pessoas passaram a pedir proteção para quem tem dores de cabeça e para os filhos que não estão bem na escola, para que Nossa Senhora da Cabeça os cure e proteja.
A devoção no Brasil
Os primeiros relatos que temos hoje desta devoção espanhola no Brasil vem da pequena capela de cinquenta metros quadrados localizada em nossa cidade, no bairro do Jardim Botânico. Hoje a capela encontra-se no terreno da Casa Maternal Mello Matos fazendo parte da rede de obras sociais e educacionais de nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Um abrigo com cerca de 160 crianças com idades entre 2 e 14 anos e administrada pela Congregação das Carmelitas Descalças Serva dos Pobres conhecidas pelo trabalho que exercem no “bar das freiras” localizado nos pilotis da PUC-Gávea.
Segundo a hipótese mais difundida, a capela teria sido construída a partir de 1603 por ordem de Diego de Amorim Soares, senhor do engenho de açúcar da fazenda da região onde hoje está localizada a Lagoa Rodrigo de Freitas. A capela foi dedicada no ano de 1604 à Nossa Senhora da Cabeça como uma homenagem relacionada a Martim de Sá, primeiro governador carioca que inicia seu governo em 1602. Entende-se mais ainda a homenagem do título da capela quando se conhece a origem de sua esposa – Dona Maria de Mendoza y Benevides, filha de D. Manuel de Benavides (Mestre de campo de todas as milícias da Andaluzia e Reino de Jaén e governador da cidade de Cádiz na Espanha) dentro do contexto da União das Coroas Ibéricas, aproximando as famílias fidalgas de Portugal e Espanha. É ela que trouxe as duas primeiras imagens de Nossa Senhora da Cabeça para o Brasil. Uma ficou na citada capela dedicada à Virgem Maria e que não chegou aos nossos dias e a segunda ficou na Antiga Sé, no morro do Castelo e que se quebrou quando passada para outra igreja.
A devoção na Arquidiocese
Nossa Senhora da cabeça é venerada na Catedral do Rio de Janeiro desde o ano de 1910. Apesar de nem todos saberem, Nossa Senhora da Cabeça foi proclamada padroeira dos cabidos, conjunto de padres responsáveis pela Catedral, na época que a igreja era na Antiga Sé.
Oração a Nossa Senhora da Cabeça
"Aqui estou, prostrado a vossos pés, ó Mãe do Céu e Senhora nossa. Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado, e ame sempre a vida austera e cristã, que exiges de vossos devotos. Tende piedade das minhas misérias espirituais. E, ó Mãe terna, não vos esqueçais também das misérias que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo. Não permitais que minha pobre cabeça seja atormentada por males que me perturbem a tranqüilidade da vida. Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e pelo amor a que ele consagrais, alcançai-me a graça que agora vos peço,(fazer o pedido), ai tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica. Se quiserdes, ela será atendida. Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós. Amém."